quarta-feira, 5 de novembro de 2008

sonhos x ilusão

É preciso separar sonhos de ilusões.
Sonhos são plausíveis, impulsionam a gente para a frente, criam coragem, trazem graça à vida, tornam os dias mais felizes e a esperança de realizar. Sonhos dependem exclusivamente de nós e, bem projetados, tornam-se realidade.
Ilusões criam expectativas. E expectativas quase sempre geram desilusões. O tamanho da expectativa é diretamente proporcional ao da queda. Expectativas sempre envolvem pessoas. E estas, raramente agem ou mesmo querem, exatamente o que esperamos delas. Ilusões criam falsas esperanças e, muitas vezes, longos e inúteis períodos de espera.
Separei meus sonhos de minhas ilusões. Não foi fácil. A caixa de sonhos ficou mais ou menos do mesmo tamanho da de ilusões. Mas eu não quero mais aprender apenas com meus erros, portanto me recuso a criar expectativas. Cuidadosamente, remexo na caixa dos meus sonhos e vejo que eles realmente só dependem de mim para serem realizados. E é neles que eu vou me focar, investir meu tempo, meu coração, meu trabalho.
As ilusões eu deixei de lado. Mas não joguei a caixa fora, deixa-a guardada em algum arquivo confidencial somente a meu alcance. Daqui a uns anos vou mexer nela. Talvez tenha alguma coisa que seria sonho e eu confundi com ilusão colocando-a na caixa errada. Mas também não vou perder meu tempo ou minhas noites de sono com isso. Só o tempo me dirá se estava certa ou errada.
Alguém disse: "Iluda-se menos, viva mais." E eu digo: "Sonha mais, realize muito". Afinal, "ninguém nunca disse que a vida seria fácil, somente que ela valeria a pena".

Nenhum comentário: